1ª Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema já conta com mais de 140 adesões de entidades/profissionais do setor
12/04/2023Evento ocorrerá neste sábado, 15, a partir das 10h, nas instalações da INOVA Prudente, em Presidente Prudente, e está sendo organizado pela Fundação ITESP e pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP)
A Fundação ITESP e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Setur-SP, realizam neste sábado, 15, a 1ª Conferência de Turismo Rural do Pontal do Paranapanema. O evento irá ocorrer a partir das 10 horas nas instalações da Fundação Inova Prudente, localizada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 - Jardim Itaipu, e já pode ser considerado um sucesso. Até a manhã desta quarta-feira, 12, já somava mais de 140 adesões de entidades e profissionais do setor.
Ao longo da programação, os palestrantes irão abordar temas como investimentos, fomento e créditos para operadores de turismo e pequenos produtores rurais; Gastronomia, hospitalidade e lazer; Turismo náutico; Turismo cultural e histórico e debates sobre os municípios de interessante turístico. Quem quiser participar deverá se cadastrar no link: https://forms.gle/356k747pxS2ZuyU77
O evento está sendo realizado pela ITESP e pela SETUR em parceria com o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) que congrega o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) e a Comissão Especial Semeadoras do Agro, bem com o Sebrae de Presidente Prudente.
Entre as autoridades já confirmadas para esta agenda do sábado estão o diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, e o Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, que, além de discursarem para os presentes, também farão o lançamento oficial do Programa Turismo Rural no Oeste Paulista. A administração pública está empenhando um grande esforço de gestão para fomentar este tipo de turismo no Estado. Os números inclusive sinalizam essa importância.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tudo indica que, apenas este ano, o setor de turismo como um todo deverá movimentar cerca de R$ 74,3 bilhões. Desde 2018 o turismo não via um crescimento expressivo como esse e, somado a isso, há que se levar em consideração o enorme potencial vocacional que há no Estado de São Paulo para o crescimento do turismo com temática rural.
Segundo o diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, o momento é extremamente oportuno para o Poder Público atentar para esta questão pois o turismo rural cresce cada vez mais no Brasil contribuindo para movimentar a economia de pequenas propriedades. “Este programa está sendo desenvolvido com o objetivo de diversificar a agricultura, principalmente a familiar, e aperfeiçoar a oferta turística no nosso Pontal, na medida em que busca inserir produtos e serviços de agricultores no mercado turístico”, explicou Piai.