Assistência Social inaugura Residência Terapêutica que acolherá jovens com deficiência

13/04/2023

A Assistência Social inaugurou uma nova Residência Terapêutica que atenderá cerca de 10 jovens com algum tipo de deficiência física ou intelectual, que completaram 18 anos e estão vindos de abrigos de longa permanência.

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), inaugurou nesta quinta-feira (13/04), uma nova Residência Inclusiva, que tem como gestora a OSC – Gestora de Residência ‘Instituto Elas’. A Residência Inclusiva abrigará 10 pessoas entre jovens e adultos com algum tipo de deficiência física ou intelectual.

A inauguração contou com a presença da secretária da SAS, a primeira-dama Clélia Tomazini, que representou o prefeito Ed Thomas, além dos vereadores Joana D’arc e Douglas Kato, a idealizadora do Instituto Elas, Daniela Monteiro, e equipe gestora da residência.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, na Residência Inclusiva serão assistidos os jovens que completaram 18 anos, que estão saindo dos abrigos de longa permanência. "Essa residência é uma demanda que temos pela necessidade de atender pessoas com algum tipo de deficiência que estão em vulnerabilidade social”, disse.

Segundo a secretária de Assistência Social, com a nova a residência terapêutica esses jovens terão a oportunidade de começar uma nova etapa nas suas vidas com todo suporte necessário através da residência, que servirá de lar para os jovens com mais de 18 anos, que estão saindo dos abrigos de longa permanência, como o Lar Santa Filomena – Ladome.

A idealizadora do Instituto Elas, Daniela Monteiro, disse que o equipamento será um diferencial na vida desses jovens assistidos, que poderão contar com toda dedicação da equipe que realizará um trabalho de amor e respeito.

A Residência Inclusiva abrigará 10 pessoas, entre jovens e adultos com algum tipo de deficiência física ou intelectual. Eles vão residir no local e terão acompanhamento, refeição, auxílio de cuidadores e equipe multidisciplinar, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Os jovens residentes que precisam de acompanhamento permanente terão inclusive o suporte através do Programa Meu Primeiro Emprego Inclusivo, que já incluiu 64 pessoas no mercado trabalho.

Na inauguração também esteve presente o presidente do Condef, Salvador Cruz Neto que é assessor da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. A equipe que atuará no local é formada pela coordenadora Naua Chiarati Lopes, a assistente social Regiane Maria Jimenes, o psicólogo Felipe Mazeto e demais integrantes da equipe.

 

Foto Rodolfo Viana