Banco de Leite Humano de PP promove campanha para aumentar estoque neste início de ano

09/01/2025

“Local está com estoque abaixo da média devido ao período de férias, quando muitas doadoras viajam.”

O Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, instalado no Ambulatório de Especialidades ‘Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, informa que seus estoques estão abaixo do suficiente para atender os bebês prematuros assistidos pela unidade, atualmente 29.

De acordo com a coordenadora do serviço, Adriana Monteiro, desde dezembro de 2024, houve queda nas doações devido ao período de férias. “Estamos com o estoque abaixo da média, por conta do período de férias, quando muitas doadoras viajam e as doações caem bastante”.

Ainda de acordo com Monteiro, o Banco de Leite está com 50 doadoras cadastradas, porém, o ideal é manter de 70 a 80 doadoras para suprir a demanda dos Hospitais de Presidente Prudente.

No estoque, há 50 litros, que devem suprir os 29 prematuros internados neste início de ano. Conforme os dados do órgão, nos meses de novembro e dezembro, foram recebidos menos de 100 litros /mês. “O ideal é receber 130 litros por mês, pois a demanda é para suprir quatro hospitais”, ressaltou Adriana.

Segundo a coordenadora, o Banco de Leite é Referência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, Hospital Estadual “Doutor Odilo Antunes de Siqueira”, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Iamada.

 

 

“As crianças atendidas são Recém-nascidos prematuros ou em risco de vida, que muitas vezes, as próprias mãe não têm leite suficiente. Sabemos que, nesta fase da vida, só o Leite Materno tem Quantidade de Anticorpos e nutrientes suficientes para esses bebês sobrevivam, principalmente, quando são casos de prematuridade extrema”, explica a coordenadora.

Serviço: O Banco de Leite Humano funciona no Ambulatório Ana Cardoso Maia, ao lado do HR. Para ser doadora, a mulher precisa apenas  ser saudável , ter feito pré-Natal e entrar em contato com telefone ou WhatsApp (18) 3229-1249. A equipe fará uma visita para cadastrar e ensinar o passo a passo de como ordenhar e armazenar o leite.

 

Foto: Ananias Pinheiro