Clínica de crossminton foi realizada sábado em Prudente

18/02/2019

Foi realizada na manhã do último sábado(16/2), no Tênis Clube de Presidente Prudente, a clínica de crossminton para os associados,  sob o comando da professora Sandra Sorpreso. Ela é técnica esportiva de São Paulo, dirigente da Club Racket e representante no país da ICO – Internacional Crossminton Organisation e foi auxiliada pela equipe ADOAR/SEMEPP.

O esporte crossminton, inicialmente era chamado de speedminton, quando foi criado na Alemanha em 2001 por Bill Brandes. Bill jogava Badminton com um amigo, mas ambos preferiam jogar ao ar livre. Entretanto o equipamento de Badminton não era adequado para jogar outdoor. Diante dessa situação, ele desenvolveu uma raquete mais robusta e uma peteca mais pesada para possibilitar o jogo ao ar livre, nascendo assim o Speedminton, que depois mudou de denominação para crossminton.

O coordenador da escolinha de crossminton da ADOAR/SEMEPP, Edmilson Anzai, explica que  o esporte é uma mistura de tênis de campo, badminton, squash e tênis de mesa. Do tênis de campo ele herdou as medidas das áreas de serviço de duplas e a distância entre elas. Do badminton a característica da peteca, sendo mais pesada e robusta. Do squash veio a raquete, um pouco menor e com menos cordas. Do tênis de mesa adquiriu alguns movimentos de golpes sutis.

A clínica de crossminton no Tênis Clube teve como objetivo divulgar o esporte e a 3ª Etapa Nacional de Crossminton, que irá ocorrer em Prudente nos dia 17 e 18 de agosto com o apoio da Semepp.

A equipe ADOAR/SEMEPP representará Prudente nesse torneio e na 2ª Etapa Nacional que ocorrerá em Campinas no mês de junho. Todas as etapas nacionais de crossminton são referendadas pela organização mundial do esporte, ICO – Internacional Crossminton Organisation, sediada na Alemanha, contando pontos para o ranking mundial da categoria.

Regra de simples

A disputa de simples acaba quando um jogador chega aos 16 pontos. Se o resultado está empatado a 15 pontos, ou mais, o jogo continua até um jogador atingir 2 pontos de vantagem.

O jogo termina com 3 vitórias (melhor de 5 sets). Os jogadores fazem sorteio para decidir quem serve primeiro. O serviço alterna de 3 em 3 pontos. Se o resultado está empatado a 15 pontos, ou mais, o serviço alterna de ponto a ponto. Pode escolher servir do meio do campo (serviço por baixo) ou da linha de fundo (serviço por cima). No serviço por baixo, é só deixar a peteca cair ao nível do quadril e bater enquanto ele cai. O serviço por cima, em apoio ou em suspensão, é permitido apenas atrás da linha de fundo. O jogador que perde o set tem direito a servir no set seguinte.

O evento foi um sucesso junto à comunidade esportiva de região que contou com a participação de atletas de Prudente e  de cidades como de Presidente  Epitácio e Três Lagoas. Segundo a professora Sandra Sorpreso,  o intuito da clínica foi divulgar o esporte crossminton que vem crescendo muito no país.

Neste ano o esporte inicia oficialmente no calendário da ICO – Internacional Crossminton Organisation, entidade mundial reguladora do esporte com sede em Berlim, Alemanha. Presidente Prudente terá uma etapa nacional em agosto. Sendo quatro etapas nacionais que contemplarão as cidades de Jacareí, Campinas, Presidente Prudente e Teresina.