Com mais 125 casos de dengue, Prudente contabiliza 404 registros da doença
30/04/2019
A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirma nesta terça-feira (30/04) mais 125 casos de dengue em Presidente Prudente. Com os novos números, o município contabiliza 404 catalogações positivas, sendo 388 autóctones, ou seja, contraídas na cidade, e outras 16 importadas, vindas de outras localidades.
Conforme informa a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a maior incidência de casos continua sendo na área 4, que compreende a bairros como Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.
“Nessa área, estamos realizando o BCC [Bloqueio do Controle de Criadouros] e nebulização costal. Na próxima semana, os serviços serão estendidos para outras localidades”, informa Jair Celestino de Oliveira, diretor da VEM. Ele comunica ainda, que a partir desta quinta-feira (02/05), será dado início ao novo IB (Índice Breteau) de Prudente, que revela a quantidade de larvas do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, em desenvolvimento.
O diretor solicita que durante a visita do agente da VEM, o morador receba e acompanhe o profissional, principalmente na realização do BCC, “pois assim o munícipe fica ciente de todos os locais e recipientes que possam servir como criadouros do Aedes”.
Já durante a nebulização, as recomendações são: manter a residência aberta; guardar em local fechado ou cobrir alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas ou penduradas no varal, mesmo que molhadas; bebedouro de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros; móveis, eletrodomésticos e veículos. As roupas de cama e toalhas de mesa devem ser retiradas ou mantidas levantadas. Portas, janelas e cortinas deverão estar abertas.
Aos munícipes que têm pessoas doentes ou acamadas na residência, deverão ser mantidas no quarto com portas e janelas fechadas, permanecendo no local por 30 minutos ou mais após a nebulização.