E.M. Professor Ivo Garrido promove 1ª Noite de Autógrafos do Projeto Estante Mágica

07/12/2022

Ao todo o projeto garantiu 288 produções literárias.

Na noite desta terça-feira (06/12), a Escola Municipal Professor Ivo Garrido promoveu a 1ª noite de autógrafos do Projeto Estante Mágica, iniciativa de produção literária individual, na qual os alunos produziram suas próprias obras, com textos e ilustrações. O projeto foi organizado pelos professores da unidade, com auxílio de uma plataforma e um aplicativo. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação (Seduc), professora Sirlei Oliveira, e de pais e familiares dos alunos, que prestigiaram seus pequenos autores.

De acordo com a secretária, o projeto está alinhado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “A leitura e a escrita auxiliam de forma direta na expressão dos sentimentos e outras competências socioemocionais, que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Transformar o aluno em autor é instigar neste o gosto por expressar-se através da escrita e também o encantamento para a leitura”, afirmou Sirlei.

A equipe de gestão escolar, composta pela diretora Eneida Mantovani Vilela, pela orientadora Pedagógica Daniele Antunes Barbosa e pela professora articuladora Luciana Mázzaro, estiveram empenhadas nos trâmites legais para que os livros fossem editados e impressos.

Ao todo, o projeto garantiu 288 produções literárias que, cada professor em atividade de sala de aula, contando com o apoio da equipe da Estante Literária, auxiliou a produção de cada aluno, individualmente.

Na noite de ontem, a 1ª Noite de Autógrafos contemplou alunos dos 1ºs e 2ºs anos, nesta quarta-feira (07), às 18h, será a vez dos alunos dos 5ºs, no próximo dia 12, às 18h, será a vez dos alunos dos 3ºs e 4ºs anos. Os alunos do atendimento educacional especializado – AEE também foram contemplados e produziram seus livros de acordo com suas potencialidades.

As biografias dos alunos foram elaboradas com o auxílio das famílias, que também contribuíram nas produções. A impressão de um livro para cada aluno foi custeada pela Secretaria Municipal de Educação, que também reservou livros para a sala de leitura da unidade escolar.

Foto: Patrícia Mota