Posse e eleição da Mesa serão presididas pelo vereador mais votado
31/12/2024A caminho do terceiro mandato, Douglas Kato recebeu 4.193 votos nas eleições de 2024
A Sessão Solene de Posse e Instalação da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, bem como a sessão de eleição da Mesa Diretora, devem ser presididas pelo vereador Douglas Kato, que foi o parlamentar eleito e mais votado no pleito de 2024.
A determinação da condução dos trabalhos no primeiro dia do quadriênio é fixada tanto pela Lei Orgânica do Município (LOM), como pelo Regimento Interno do Parlamento Prudentino. O vereador iniciará seu terceiro mandato, sendo o segundo consecutivo, com um total de 4.193 votos.
Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Pública, é casado e pai de duas filhas gêmeas, Mariá e Eloá.
Começou a trabalhar nos negócios da família aos nove anos e tinha o sonho de expandi-los. “Minha infância inteira eu passei no comércio dos meus pais. Eles sempre me levavam na loja para ajudar de alguma forma. Dos nove aos 19 anos eu trabalhei com eles e isso me trouxe um interesse muito grande de ir para a parte administrativa e levar os negócios da família para outra cidade, para outro patamar”, afirmou em entrevista para a TV Câmara.
Aos 19 anos, o parlamentar sofreu um acidente de moto que o deixou tetraplégico. Douglas contou que foi a partir desse momento que surgiu seu desejo de participar da política e atuar na linha de frente em defesa de políticas públicas mais inclusivas e acessíveis.
Douglas Kato se candidatou e foi eleito pela primeira vez no ano de 2008 para a 15ª Legislatura e ressaltou que a sociedade o “apoiou e deu aquela oportunidade e eu agarrei com unhas e dentes”.
Quatro anos depois, o vereador tentou a reeleição e conseguiu a terceira maior votação na época, com 3.191 votos, porém, devido ao coeficiente eleitoral, não foi reeleito.
No ano seguinte, foi convidado pelo então prefeito, Milton Carlos de Mello (Tupã), para assumir a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em que atuou até 2015.
Em 2016, foi candidato a vice-prefeito, sendo eleito junto com o então prefeito Nelson Bugalho. “Foram 4 anos de muito aprendizado”, destacou Kato.
Já em 2020, reelegeu-se como vereador e buscou continuar o legado do primeiro mandato: “construir uma sociedade mais inclusiva, que se preocupa com todos os tipos de acessibilidade e livre de preconceitos”.
“Eu optei por estar na Câmara não somente para auxiliar, mas também por estar mais próximo da sociedade, da população, porque a Casa de Leis é a porta de entrada dos problemas que a população enfrenta e eu gosto de estar atento às necessidades dos outros”, relatou.
Douglas Kato presidirá a solenidade que também deverá empossar os vereadores Aristeu Penalva, Demerson Dias, Edgar Caldeira, Enio Perrone, Guilherme Alencar, Izaque Silva, Luiz Cesar Saito (Babu da Cohab), Mauro Neves, Sara Lopes, Tiago Oliveira, Wellington de Souza Neves (Welligton Bozo) e William Leite. Além do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) e o vice-prefeito José Osanam Albuquerque Junior.