Prefeitura e Unesp se unem para salvar figueira centenária

22/02/2019

 

Decretada pelo prefeito Nelson Bugalho como patrimônio paisagístico de Presidente Prudente, a figueira localizada na Rua Bela, defronte ao Parque de Uso Múltiplo, apresenta sinais visuais de envenenamento, conforme constatado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em busca de um caminho para salvar a árvore centenária, professores do Departamento de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, se ofereceram para fazer a análise química em amostras da figueira, com o objetivo de identificar qual o herbicida utilizado e, com base nessas informações, buscar alternativas para reverter a morte dos galhos. Os estudos serão coordenados pelo professor doutor Eduardo René Perez González, que se ofereceu voluntariamente, cabendo ao município fornecer os instrumentos e produtos necessários.

De acordo com o titular da Semea, Wilson Portella Rodrigues, o eventual crime ambiental já foi comunicado à Polícia Civil por meio de Boletins de Ocorrência e, paralelamente, o Ministério Público Estadual também foi acionado para investigar o caso.