Procon de Prudente realiza ação na Praça 9 de Julho em referência ao Dia do Cliente
15/09/2021Em referência do Dia do Cliente comemorado no dia 15 de setembro, a Prefeitura de Prudente, através do Procon Municipal, realizou nesta quarta-feira (15/09), na Praça 9 de Julho, uma ação de conscientização dos direitos do consumidor. Cabe lembrar que o Procon realizou até agosto deste ano 3.818 atendimentos presenciais, sendo que a maioria das relações é referente aos serviços bancários.
Na ação da Praça 9 de Julho, houve distribuição de material informativo, além de orientação dos consumidores. A ação conta com envolvimento da equipe do Procon Regional e da OAB através da Comissão dos Direitos do Consumidor.
O Procon Municipal é um órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Sejur). De acordo com o titular da Sejur, Jorge Duran, “a ação é importante para promover uma reflexão a respeito do Dia do Cliente, além de divulgar as atividades do Procon e divulgar os direitos das relações comerciais”.
Segundo a coordenadora do Procon Municipal, Soraia de Araújo Souza, a intenção é esclarecer as dúvidas e alertar os consumidores a respeito dos seus direitos. “Esse Dia do Cliente foi colocado no calendário nacional para alertar neste período de promoções a respeito dos direitos básicos dos consumidores”, disse.
O atendimento gratuito foi aprovado pelos consumidores que passaram pela Praça 9 de Julho. Para a advogada Rosiane Topan, 29 anos, a facilidade deste atendimento foi importante, para receber orientações para o processo de cancelamento de seguro bancário da sua mãe.
A ação contou com presença de representantes da Comissão de Direitos de Consumidor da OAB, com orientação jurídica dos advogados Maria Vanda de Araújo, e Lucas Bonato Rós.
“A intenção é orientar os consumidores em relação aos caminhões e opções para buscar seus direitos. Primeiro deve acionar o Procon e caso não haja uma conciliação, deve procurar meios jurídicos”, disse a advogada Maria Vanda de Araújo.
O Procon é um órgão administrativo que tenta resolver antes que seja encaminhado para a parte jurídica, com a utilização do Código de Defesa do Consumidor.
- Confira as principais reclamações por área de janeiro a agosto: