Sábado de arrastão contra a dengue ocorre nos bairros Monte Alto, Cedral e Jequitibás ll

17/01/2025

Os agentes passarão de casa em casa recolhendo itens pequenos esquecidos no quintal e que podem servir de criadouro 

A prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), realizará um arrastão nos bairros Jardim Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás II, neste sábado (18), a partir das 8h. A ação visa incentivar a limpeza e organização dos quintais e minimizar os casos de dengue no município. 

O arrastão contará com a participação de agentes de endemias e saúde, que vão entrar nas residências, junto com os moradores, para remover materiais que possam acumular água e servir como criadouros do mosquito. “Nosso objetivo é eliminar itens sem utilidade, como borrachas, bacias quebradas e recipientes que possam acumular água. Também orientaremos os estabelecimentos como ferros-velhos, borracharias e centros de reciclagem para que façam o descarte adequado”, destacou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco.

O foco principal da ação será a eliminação de pequenos criadouros, que serão coletados e destinados à coleta pública. Além disso, será realizado o controle mecânico de recipientes que permanecerão nos imóveis, com potencial de acúmulo de água, e o tratamento químico em grandes recipientes que não possam ser removidos.
 

A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Cooperação em Segurança Pública utilizou drones para vistoriar imóveis fechados e abandonados na região do arrastão para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo Renato Gouvea, Coordenador da Defesa Civil, o uso de drones é fundamental para fiscalizar imóveis de difícil acesso e agilizar as vistorias. "Essa tecnologia representa um avanço significativo no combate ao Aedes aegypti, especialmente em áreas onde é mais complicado realizar a inspeção tradicional", afirma Gouvea.


O boletim divulgado pela VEM, nesta sexta-feira (17) mostra que os casos continuam subindo em Presidente Prudente. São 108 casos de dengue confirmados, sendo um importado, e 956 notificações. Três mortes também são investigadas.

 
Além do arrastão, a Prefeitura tem realizado diversas ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Palestras e rodas de conversa já foram promovidas em instituições como o Horto Florestal e Semea (14/01), no grupo de acolhimento CAPS AD II (15/01) e com os funcionários da CEAGESP (16/01). Durante o arrastão, os agentes também distribuirão materiais informativos sobre o combate à dengue.

A VEM, em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica estadual, realizará uma ação conjunta nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, a partir das 18h30, nos bairros jardim Monte Alto, Parque Cedral e jardim Jequitibás II, para reforçar o controle e prevenção da dengue em Presidente Prudente.