Semob testa Central de Monitoramento Semafórica para implantar ‘onda verde’ em avenidas
21/09/2022
A onda verde consiste na interligação dos semáforos em rede, possibilitando a sincronia dos tempos de abertura e fechamento, criando a programação do sinal em efeito cascata.
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), concluiu a instalação de uma Central de Monitoramento Semafórica, que será testada por um período de três meses. O serviço garantirá diversos benefícios, dentre eles a sincronização nos dispositivos focais das principais avenidas, conhecida como ‘onda verde’.
O engenheiro da pasta, Ádriner Sanfelici, explica que a onda verde consiste na interligação dos semáforos em rede, permitindo a sincronia dos tempos de abertura e fechamento, criando a programação do sinal em efeito cascata, que garantirá fluidez segura e inteligente, sistema modernizado já utilizado em grandes cidades.
Inicialmente, o monitoramento foi implantado em seis cruzamentos.
- Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Casemiro Dias;
- Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Avenida Manoel Goulart;
- Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Rui Barbosa;
- Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Barão do Rio Branco;
- Avenida Manoel Goulart com a Rua Joaquim Nabuco;
- Avenida Manoel Goulart com a Rua Siqueira Campos.
Nestes cruzamentos, o sistema operacional em ‘onda verde’ está previsto para ser iniciado na sexta-feira, 23 de setembro.
O engenheiro afirma que a ‘onda verde’ não gerará aumento de velocidade na via. “A sincronização é programada para operar em uma velocidade específica, conforme os limites da via. Se o condutor trafegar em velocidade superior a permitida, quando chegar à aproximação seguinte, a mesma estará fechada”, comentou.
“Com a Central de Monitoramento, caso um dos dispositivos apresente problema, como falta de energia, desligamento ou intermitência que não foram programadas, o aviso será emitido em tempo real, com possibilidade de a falha ser solucionada de maneira remota, garantindo agilidade e mais segurança ao tráfego. Anteriormente, os problemas precisavam ser comunicados pela população ou pelos fiscais e só eram resolvidos com a equipe in loco”.
Ainda conforme a Semob, a Central de Monitoramento, neste primeiro momento, será operada nos seis cruzamentos citados em caráter de teste, por meio de parceria, sem custo ao município. Caso o sistema seja aprovado pela equipe técnica da pasta, futuramente, será realizada uma licitação para ampliar o serviço a outras avenidas.
Apesar do monitoramento não incluir a Avenida Washington Luiz, o sistema de ‘onda verde’ também será implantado na via, especificamente nos cruzamentos com as Ruas Belo Horizonte e Florianópolis. A adequação será realizada nas próximas semanas.