Vereadora requisita informações ao Estado sobre melhorias nas UPAS

19/06/2023

Na sessão ordinária da última segunda-feira (12), na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Miriam Brandão requisitou informações sobre a possibilidade de o Estado colocar médicos e funcionários nas UPAS.

Além disso, também questionou sobre o envio de leitos e aparelhos para melhorar o atendimento quando não tem vagas para transferências aos hospitais.

A parlamentar afirmou que “a população prudentina tem feito muitas reclamações em relação as UPAS” e as principais “são devido à falta de médicos e enfermeiros para atendimentos, principalmente no período noturno”.

“Presidente Prudente está também com dificuldades nas transferências de pacientes da UPA para hospitais, pois a fila da CROSS é devagar e os responsáveis pelos hospitais dizem que não tem vaga”, declarou.

A participante do Legislativo Municipal ainda disse que “o município tenta fazer sua parte, mas a saúde pública também é de responsabilidade do Estado”.

Ademais, a vereadora solicitou providências e informações de quando a obra iniciada no canteiro central da Rua Luiz Riga, em frente ao nº 195, no Brasil Novo, será finalizada.

A parlamentar explicou que o local precisa “de uma mureta de contenção para impedir que a terra invada as casas do outro lado da rua em dias chuvosos, cobertura das raízes das árvores que estão expostas e perigosas, calçamento e implantação de um poste”.

Vale ressaltar que a mesma solicitação já foi feita através do requerimento n° 04942/18 e as obras foram iniciadas, mas estão inacabadas.

Por fim, em seu último requerimento, Miriam Brandão pediu melhorias na Escola Municipal "Maria Regina Dal Poggetto Ribeiro", no Parque dos Girassóis.

As medidas solicitadas foram implantação de cobertura na entrada, construção de mureta perto do solário e troca dos brinquedos do parquinho que são inadequados para a faixa etária dos alunos matriculados na unidade.

Segundo a participante da Câmara, a cobertura na entrada da escola é necessária “pois o espaço que existe atualmente é muito pequeno para os responsáveis esperarem a saída dos alunos em dias chuvosos”.

Além disso, “a diretora informou que providenciará a doação dos brinquedos para uma escola apropriada, mas necessita que novos sejam instalados para os alunos”.

”No fundo da escola, próximo ao solário, existe um barranco que precisa urgentemente ser construída uma mureta para evitar acidentes, uma vez que, os alunos são pequenos e correm grandes riscos de cair”, explicou. 

Por: Yasmim Wierzbicki Sanches, sob supervisão de Maycon Morano - MTb: 8.018/PR